sábado, 15 de setembro de 2012

Problemas Sociais


Informações importantes sobre o continente africano: 
- Os principais problemas africanos são: fome, epidemias (a AIDS é a principal) e os conflitos étnicos armados (alguns países vivem em processo de guerra civil). 
-A África é, sem dúvida, o continente que apresenta os piores indicadores sociais do mundo. 
-Os países africanos possuem as piores taxas de mortalidade (13,5%), além de apresentar elevada taxa de natalidade (35,2%) e o maior crescimento vegetativo do mundo (2,17%), mostrando que a qualidade de vida da população é decadente. 
- Os índices sociais africanos também não são bons. O analfabetismo, por exemplo, é de aproximadamente 40%.  
-África é um dos países com problemas sociais mais acentuados, senão vejamos: em África (a sul do Sara), 30% das crianças deixam de poder ter uma vida potencialmente saudável, morrendo ou adoecendo, devido a infecções respiratórias agudas que, em 60% dos casos, são causadas pela poluição, tanto no interior dos edifícios como na atmosfera. 
-Todos os anos, mais de onze milhões de crianças morrem antes de atingir os cinco anos de idade devido a doenças como a malária, o sarampo e a pneumonia (doenças que nos países desenvolvidos podem ser tratadas). 
No geral, é um continente pobre e subdesenvolvido, apresentando baixos índices de desenvolvimento econômico. A renda per capita, por exemplo, é de, aproximadamente, US$ 850,00. O PIB(Produto Interno Bruto) corresponde a apenas 1% do PIB mundial. Grande parte dos países possui parques industriais pouco desenvolvidos, enquanto outros nem se quer são industrializados, vivendo basicamente da agricultura. 

AIDS:
 Atualmente, é estimado que por volta de 60% da população da África esteja infectada com a AIDS, que é um número extremamente alto, sendo que a África é o continente mais populoso, isto deve-se à falta de campanhas eficazes preventivas contra a infecção, praticamente não há campanhas de prevenção no continente, faltam testes de HIV e não há medicamentos para tratar os doentes. A razão, segundo especialistas, é a falta de vontade política dos governos de lidar com a doença e de tocar em assuntos tabus para a maioria das culturas africanas, como sexo, homossexualismo e "camisinha", e por causa de sua ignorância e tabus da população o número de casos aumenta mais e mais. 
Muitos africanos ignoram o que seja AIDS. Eles acham que a doença é causada apenas pela pobreza, por bruxaria, inveja ou por maldição de espíritos antepassados. Esses mitos aumentam o estigma em torno da AIDS, mantida em segredo por doentes e familiares devido ao preconceito e ao isolamento a que são submetidos na comunidade. 
O seminarista togolês Pierre Avonyo, que trabalhou com soropositivos em seu país de origem, afirma que a violência sexual contra as mulheres por guerrilheiros e pelos próprios exércitos é a principal causa do aumento da incidência da AIDS. O Produto Interno Bruto (PIB) da África do Sul, por exemplo, será 17% menor em 10 anos por causa de AIDS. Empresas de vários países calculam perder entre 6% e 8% dos lucros em gastos com funcionários contaminados, incluindo o pagamento de funerais e medicamentos básicos.A seguir temos uma tabela e alguns dados sobre a AIDS/HIV no continente: 


Pobreza: 
-Causas naturais: 
A África passa por uma crise de pobreza e fome, onde que um das principais causas é a causa naturais que inclui a seca, clima, terremotos, inundações, pragas de insetos, falta de chuva e água, falta de semente e muitas outras causas que já deixaram muitos mortos. 
-Causas humanas: 
As causas humanas incluem conflitos civis, guerras que impedem a chegada de alimentos nas regiões, invasões, destruição de colheitas, distribuição ineficientes dos alimentos e muito mais. Com todas essas causas de pobreza e fome na África cerca de 20 milhões de pessoas falecem por ano e principalmente crianças, por causa da fome e pobreza que o país da África do sul enfrenta. E uma das principais causam da fome é a desigualdade social no país, fazendo com que apenas os mais ricos tenham acesso aos bens necessários de consumo primário. 

Educação: 
O número de crianças não escolarizadas é bem mais elevado na áfrica subsaariana, se comparar com o resto do continente. 
“Cerca de uma criança em cada quatro com idade escolar nunca foi escolarizada ou deixou a escola sem terminar o programa primário. Portanto, a estagnação observada a nível mundial deve-se largamente à situação na África Subsahariana onde o número de crianças excluídas da escola aumentou, passando de 29 milhões, em 2008, para 31 milhões em 2010”, segundo o relatório e um estudo do Instituto de Estatísticas da UNESCO. 
A agência das Nações Unidas encarregada de promover a educação universal advertiu que a falta de financiamento adequado está minando os esforços dos países africanos para que 32 milhões de crianças, atualmente fora da escola, voltem às salas de aula. 
“A educação é o mais poderoso antídoto para a pobreza na África”, disse a Diretora-Geral da UNESCO, Irina Bokova. “Os líderes devem aproveitar esta ocasião para fornecer seu apoio total, proporcionando às crianças da África uma educação de qualidade”. 
Há vários problemas que tornam a educação na África(Em geral) precária, um desses, em consequência dos problemas económicos, é que em muitas escolas há falta de água e poucos, ou nenhum, sanitários. Faltam livros didácticos e os professores têm pouco preparo. Além dos problemas económicos, existe uma grande incidência de gravidez entre as adolescentes, o que vem a ser a maior causa de evasão escolar. A Aids também causa um impacto negativo na frequência à escola. “O aumento de casos de Aids entre os adolescentes se deve a uma vida sexual activa precoce”, diz o Africa News. Por outro lado, há meninas que não contraíram Aids, mas que precisam ficar em casa para cuidar de parentes com a doença. O Dr. Edward Fiske, especialista em educação fundamental para a Unesco, disse: “Sem instrução escolar, o futuro da maioria dos países subsaarianos está ameaçado.”

36 comentários:

  1. noss... essi site ajudo eu muitu tem todas as coisas q eu preciço pro meu trampo VALEU AI

    ResponderExcluir
  2. por isso que devemos nos conformar com o que temos

    ResponderExcluir
  3. eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee acabei o trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fala o seu nome ? , acho qq. eu ' t conheço '-' ?

      Excluir
    2. acabei a merda do trabalho

      Excluir
    3. fodam-se cabroes do crl
      pila p todos motherfuckers

      Excluir
    4. vsf vcs, seus bostas kakakaka

      Excluir
  4. Graças á Deus acabei o Trabalho , Obg á esse Blog por ter botado informações tão importantes sob' os ''Principais Problemas sob. a África'' ..

    ResponderExcluir
  5. nossa que precariedade, muito chocante...... e ainda nao contentamos com o que temos

    ResponderExcluir
  6. Parabeens muleke, explicou td e mais um pouco, cabei meu trabalho kkkk vlwvlw

    ResponderExcluir
  7. A África NÃO é um país, é um CONTINENTE!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Esse site é demais!Me ajudou muito!!!

    ResponderExcluir
  9. Será de boa ajuda para o Enem

    ResponderExcluir
  10. eu sou uma topeira e esto com medo de un minino que nau para de falar sobre tolagem, acora eu vo procura um colirio em terzina piaul

    ResponderExcluir
  11. África é "um dos países" com problemas sociais mais acentuados...
    País?

    ResponderExcluir
  12. Ótimo o conteúdo do site. Obrigada

    ResponderExcluir
  13. Site muito bom,tirei várias dúvidas!Parabéns ao criador

    ResponderExcluir
  14. gostei muito desse blog

    ResponderExcluir
  15. gostei muito desse blog

    ResponderExcluir
  16. No céu tem pão...
    É morreu

    ResponderExcluir
  17. Corrijam ali, é homossexualidade.

    ResponderExcluir
  18. oudri kanda larrai ai ai ai

    ResponderExcluir
  19. Muito bom, maasss pode melhorar muito mais, muitos erros de português, uso de palavras que não se encaixam e etc. O conteúdo é muito bom mas existe tbm muitos erros

    ResponderExcluir
  20. Porra parem de brigar kkkk

    E vão transar

    ResponderExcluir