sábado, 15 de setembro de 2012

Recursos naturais

A África é explorada desde o século XV e ainda hoje representa uma fronteira propícia à exploração. Os recursos minerais do continente são atrativos e muitos países vêm se interessando em explorá-los. A África possui 75% do cobalto, dois terços de diamantes e mais da metade do ouro do planeta.
Além desses recursos, vejamos os demais e onde estão suas principais ocorrências.
Ouro - ocorre principalmente na África do Sul, Serra Leoa, Costa do Marfim Zimbábue.
Bauxita - as principais jazida estão em Guiné Bissau, Guiné, Serra Leoa e Gana.
Diamante - Serra Leoa, Libéria, Costa do Marfim, Gana e Senegal.
Petróleo - o grande destaque é para os países do Golfo da Guiné, incluindo Angola (Gabão, Nigéria, Guiné Equatorial) além de Egito, Líbia, Sudão, Chade e Argélia.
Gás natural - Egito, Líbia, Argélia e Guiné Equatorial.
Carvão mineral - África do Sul, Zimbábue e Zâmbia.
Urânio - Marrocos, Níger e Suazilândia.
Florestas tropicais - as principais concentrações estão nos seguintes países: Gabão, Congo, República Democrática do Congo, Camarões e Madagascar.
A África é rica em recursos naturais. Ouro, diamantes e petróleo são apenas alguns desses recursos. Mas o mais precioso de todos os recursos do continente africano é muitas vezes subestimado (a água) algumas vezes incendeia os ânimos quando toca a definir o acesso aquele precioso líquido.
A economia africana depende maioritariamente das suas produções agrícolas atrasadas e da exploração de alguns recursos minerais como diamantes, ouro, cobre, urânio e outros, que de resto têm sido controlados por companhias internacionais.
Dessa forma a Zâmbia, a República Democrática do Congo e a África do Sul exportam a maior quantidade de cobre existente no mercado mundial; a Guiné e o Gana a bauxite; a África do Sul e a Namíbia o urânio; a África do Sul, o Zimbawué e o Botswana, o níquel e o cobalto; a República Democrática do Congo, o Ruanda e a Uganda o molidbeno, tântalo e nióbio; a África do Sul, a Libéria e a Mauritânia o ferro.

Na África e na zona da antiga União Soviética encontram-se as reservas mundiais de minerais estratégicos para várias indústrias das quais os Estados Unidos são inteiramente dependentes.

Apesar dos recursos de que a África dispõe, as suas produções só correspondem a 2% do comércio mundial, fundamentalmente porque as suas matérias-primas vendem-se a preços baixos enquanto as importações de equipas industriais, de construção, telecomunicações, etc., pagam-se a preços exorbitantes embora os seus componentes de fabricação venham quase todos do continente africano.

O intercâmbio desigual é outra das formas de neocolonização impostas pelos organismos internacionais dominados pelos Estados Unidos, Europa e Japão.

Um comentário:

  1. Estou agradecendo ao Sr. Benjamin Lee por toda a sua ajuda para garantir nosso empréstimo para nossa nova casa aqui na Fruitland. Você foi organizado, meticuloso e profissional, assim como gentil, o que fez toda a diferença em nossas interações com você. Depositamos nossa confiança em você e você definitivamente nos ajudou. Obrigado por sua paciência, assim como por nos tratar como pessoas, ao invés de apenas clientes de empréstimo doméstico. Você está acima do resto, eu quero recomendar a qualquer pessoa aqui procurando por empréstimo ou investidores para entrar em contato com o Sr. Benjamin Lee e sua equipe porque eles são boas pessoas com coração gentil, Sr. Benjamin Lee Email Contato : 247officedept@gmail.com



    Cumprimentos,
    John Burley! Nossos chapéus para você!"!

    ResponderExcluir